quarta-feira, 2 de março de 2011

Benefícios da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental

Afinal, por que implementar Sistemas de Gestão Ambiental?

A crescente conscientização ambiental da sociedade aumentou a pressão sobre a comunidade empresarial de que os padrões de produção e consumo correntes são insustentáveis. Assim, as empresas entenderam que, para continuarem funcionando, terão que integrar, cada vez mais, componentes ambientais a suas estratégias comerciais e seu planejamento estratégico.
Atualmente, as empresas que oferecem mais informações sobre o seu desempenho ambiental melhoram as relações com acionistas, fornecedores e consumidores, e isso representa uma vantagem de mercado.
Normalmente, a implementação de um sistema de gestão ambiental é um processo voluntário. O grande motivo para a implantação desse sistema é que o meio ambiente representa ao mesmo tempo riscos e oportunidades, para que uma empresa seja bem-sucedida ela deve controlar os riscos e desenvolver as oportunidades.
Ao optar pela implantação de um SGA, as companhias não recebem apenas benefícios financeiros, como economia de matéria-prima, menores gastos com resíduos, aumento na eficiência na produção e vantagens de mercado, mas sim, estão também diminuindo os riscos de não gerenciar adequadamente seus aspectos ambientais, como acidentes, multas por descumprimento da legislação ambiental, incapacidade de obter crédito bancário e outros investimentos de capitais, e perda de mercados por incapacidade competitiva.

Benefícios da adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA):
  1. Conformidade legal, evita: Penalidades; Indenizações civis e processo criminal; Menor tolerância das autoridades; Paralisação das atividades; Mudança de local.
  2. Melhoria da imagem da companhia (reputação), pois:
    Os consumidores preferem produtos ecologicamente corretos, e o mercado reconhece e valoriza organizações ambientalmente corretas cada vez mais;
    Instituições financeiras e seguradoras avaliam o desempenho ambiental das empresas;
    Transparência e empresas “limpas” são bem vistas;
  3. Melhoria da competitividade (vantagem de mercado), pois:
    Compromisso ambiental é prática básica no comércio internacional;
    Consumidores mais influentes começam a exigir critérios ambientais;
    Padrões internacionais mais rigorosos para acesso a mercados;
    Com a globalização da economia mundial e a criação de grandes blocos internacionais, como a União Européia, o cuidado com o meio ambiente passa a ser um fator estratégico.
  4.  Redução de custos, devido à:
    Minimização dos desperdícios de matéria-prima e insumos;
    Eliminação de risco de passivo ambiental e despesas dele decorrentes;
  5. Conformidade junto à matriz e/ou clientes;
    Prevenir problemas X Corrigir problemas (minimiza despesas com remediação e multas);
    Melhoria contínua  (estar sempre um passo adiante dos concorrentes).
Concluindo, cuidado com meio ambiente não é apenas sinônimo de despesa, pois o gerenciamento ambiental também pode significar economia de insumos, maior valor agregado ao produto, novas oportunidades de negócios e boa reputação para as empresas identificadas como ecologicamente corretas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário