segunda-feira, 14 de março de 2011

Qual o papel de um tecnico ambiental em uma organização

Função de um Técnico Ambiental numa empresa

O técnico em meio ambiente é um profissional capacitado para desempenhar varias funções no que diz respeito às questões ambientais. Tem como funções básicas dar suporte aos analistas ambientais no exercício de suas atividades tais como: Regulação, Controle, Fiscalização, Licenciamento, Auditoria Monitoramento, Gestão, Proteção e controle da qualidade ambiental, Informação, Educação Ambiental entre outras.

O Projeto de Lei 1105/07, do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), regulamenta a profissão de Técnico de Meio Ambiente. Seu objetivo é proporcionar a esses técnicos o reconhecimento e a regulamentação da profissão, fornecendo a eles um registro que lhes possibilite responder pelo exercício da atividade.

Atualmente, os técnicos de Meio Ambiente vêm sofrendo uma grande desmotivação profissional, uma vez que o mercado está absorvendo técnicos em Segurança do Trabalho para exercer a profissão dos técnicos ambientais. De acordo com o projeto, considera-se Técnico de Meio Ambiente aquele que se dedica à consultoria técnica relacionada a questões ambientais; à indústria e comércio de equipamentos, aparelhos e instrumentos destinados ao controle de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; e às empresas que se dedicam a atividades potencialmente poluidoras e/ou extração, produção, transporte e comercialização de produtos potencialmente perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora.

Também se enquadram na profissão, segundo a proposta, aqueles que prestam consultoria a clientes, como profissionais autônomos; e serviço em órgãos públicos, empresas privadas, ONGs e órgãos que administram parques e reservas ambientais. O técnico de Meio Ambiente é um profissional qualificado para compreender, tomar decisões e propor soluções sobre os problemas ambientais em toda a sua amplitude e diversidade, e deve obrigatoriamente ter formação profissional adequada nas seguintes atribuições:

- aplicar metodologias para minimizar impactos ambientais;
- aplicar parâmetros analíticos de qualidade do ar, água e solo, bem como da poluição sonora e
visual;
- analisar os parâmetros de qualidade ambiental e níveis de qualidade de vida vigentes e as novas
propostas de desenvolvimento sustentável;
- participar do planejamento, implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental,
conforme ISO 14.001, nas empresas que buscam a certificação;
- acompanhar as Auditorias de Manutenção do Sistema de Gestão Ambiental;
- participar da elaboração de Licenciamento Ambiental para reforma ou instalação de novos
equipamentos;
- coletar dados e acompanhar o engenheiro de Meio Ambiente em: Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF), Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença Operacional (LO) e Formulário Integrado de Caracterização de Empreendimento (FCEI);
 
Fonte da pesquisa: http://pt.scribd.com/doc/21798328/




18 comentários:

  1. Ok valeu boas informações.

    ResponderExcluir
  2. É, mas em todas as prefeituras municipais existe um Técnico Ambiental formado, contratado através de concurso público por regime jurídico estatutário, e até em maior número do que engenheiros ambientais. O trabalho ambiental é dividido em diversas áreas que vai desde gestão ambiental ao controle de resíduos, do solo, do ar, da água, etc. São muitos os profissionais que podem atuar nessas áreas, entre esses temos químicos, engenheiros químicos, civis, de produção, agrônomos, tecnólogos, físicos e até biólogos. Todos de nível superior com exceção dos tecnólogos por estarem limitados a alguns serviços técnicos liberados aos profissionais bacharéis. Contudo, as atividades de controle ambiental podem ser administradas por uma quantidade menor de profissionais de nível superior habilitados, enquanto paras a execução das atividades operacionais há uma necessidade de profissionais capacitados, e em maior quantidade. Portanto, nós, Técnicos em Meio Ambiente, somos profissionais mais viáveis economicamente para as prefeituras e empresas de saneamento, energia, de recursos hídricos, entre outras, visto que podemos executar tarefas relacionadas à gestão e fiscalização ambiental e processos operacionais. Técnicos em Segurança no Trabalho ocupam espaço nas áreas de construção civil e de RH nas empresas. Nossa área é meramente ambiental, sendo nossas atribuições regulamentadas e fiscalizadas pelo CONFEA/CREA ou CFQ/CRQ. Poucas atribuições os técnicos em segurança no trabalho podem executar em se tratando de controle e gestão ambiental. O maior problema de ser um técnico, infelizmente, ainda é a baixa remuneração salarial. Enquanto biólogos ou engenheiros ganham cinco vezes mais o salário para executar atividades nas quais nós técnicos ambientais somos tão quanto ou até mais capacitados.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, estou terminando o Técnico em Segurança do Trabalho e vou fazer esse também!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da matéria, sou técnico em segurança do trabalho e técnico em meio ambiente e aluno de ciências biológicas amo essas 3 profissões, mas entrar na área de meio ambiente dependendo da cidade pode ser meio complicado.

    ResponderExcluir
  5. Estou formada mas não tenho experiencia somente em saídas em campo com os professores para relatórios técnicos gostaria de uma oportunidade em Rs Porto Alegre

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, Meu nome é Maicon.
    Eu fui um estudante na área de técnico ambiental. Atuei durante dois anos.
    Estudei em um dos primeiros cursos de técnico ambiental que surgiu no Brasil, bem quando começou a se falar de leis ambientais.
    O começo eu confesso que foi muito difícil, pois as empresas ainda não sabiam o que era está profissão, ainda não reconheciam como uma importância na indústria e na sociedade.
    Bom mas com muita persistência eu fui um dos únicos na minha turma que consegui entrar no mercado de trabalho como técnico ambiental, o segredo é nunca desistir.
    Uma dica importantíssima para quem quer estudar, está estudando, e se formou, mas ainda não conseguiu o tão sonhado emprego na área, ou até mesmo um estágio.
    Sigam as dicas abaixo para se tornarem um profissional de sucesso.
    Foquem muito em ISO. 14001, leiam muito sobre essas normas.
    Gerenciamento de resíduos industriais, sólidos e líquidos.
    Licenciamento Ambiental, Tem que estar na ponta da língua, pois qualquer empresa que precise ter, vai precisar manter e renovar sempre. Tem amigos meus que dominam muito essa parte de licenciamento ambiental e hoje possuem empresas de consultorias e ganham um bom dinheiro.
    Para quem não conseguiu emprego ou estágio, o melhor caminho é procurar em suas cidades comunidades de catadores de resíduos recicláveis, ou algum projeto ambienta que esteja, ou já tem em sua cidade, procure por pessoas responsáveis por esses projetos e essas cooperativas, e leve ideias de projetos, e tentem interagir com essas pessoas das áreas. Assim você acaba se envolvendo e é bem mais fácil de conseguir um emprego eu estágio, pois essas pessoas são influentes tanto nas empresas como politicamente. Enfim espero ter ajudado. Quem quiser me manda um convite no face book, e precisando de mais dicas ou informações. Estou à disposição. Hoje não atuo mais como técnico, eu trabalho na empresa do meu pai. Mas sempre estou ligado nas novidades e pretendo um dia voltar a atuar. Maicon Cardozo Leal
    https://www.facebook.com/maicon.cardozoleal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE, MAICON
      FORMEI AGORA, JUNHO/2018, AMO MEIO AMBIENTE.
      COPIEI SEU ENDEREÇO NO FACE, VOU SOLICITAR AMIZADE, POIS PRETENDO TRABALHAR COM CONSULTORIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES.
      VOU PRECISAR MUITO DE SUAS DICAS.
      FORTE ABRAÇO.

      Excluir
    2. Parabéns Maicom gostei muito do seu conteúdo. Me formei em 2015 e estou parada vou estudar todas as dicas q vc passou pois ja me esqueci de muitas coisas. Fiz estágio mas foi pouco influente.
      Agora é correr atrás do prejuizo...

      Excluir
  7. Boa noite,
    boa profissão só o salário é variavél de região para região!

    a palavra de ordem e não desistir e estudar sempre
    aprimoramento em ISO14001 e gestão de projetos socioambientais, enfim


    sou formado desde 2006 e só em 2007 peguei o diploma mas trabalhava dentro de uma unidade de conservação com controle de espécies exóticas e fazendo educação ambiental voluntário nas folgas
    estágio e trabalhei em frigorifico ETADI/ETA/ETE
    industria química
    agente de defesa em saneamento urbano
    os convites e sondagens vão acontecer depende do técnico ambiental pesquisador e curioso

    boa profissão tende a melhorar e tiver mais organização..
    boa

    ResponderExcluir
  8. Como autônoma eu posso assinar alguns documentos como descarte de resíduos de saúde odontológico??

    ResponderExcluir
  9. Olá, mto bom o seu comentário, esclarece bastante p nós que estamos estudando na área.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Entrei agora no curso de técnico ambiental é espero que dê tudo certo

    ResponderExcluir
  11. tienes buenos articulos aqui! Si alguien aquí está buscando un préstamo a tasa 2 a cambio de comprar una casa u otras necesidades de financiamiento, quiero que se comunique con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com cuando me presentaron al Sr. pedro en el seminario de vigilancia del mercado, estaba ingresando al mercado como comprador por primera vez. naturalmente, mis necesidades eran un poco diferentes y tenía muchas preguntas. antes de enviarme mi carta de aprobación previa, llamó para hablar conmigo sobre lo que significaba y lo que podría cambiar. se puso a mi disposición prácticamente a cualquier hora por correo electrónico y mensajes de texto. fue muy receptivo y conocedor. también es muy sencillo. Le expliqué cuáles eran mis expectativas en cuanto a la hora de cierre y otros detalles. dijo que cumpliría con esas expectativas pero las superó. Cerré tan rápido que mi agente de bienes raíces y el vendedor, por supuesto, estaban entusiasmados con eso. pero como comprador, aprecié que me guiaran a través del proceso de oferta de préstamo del Sr. Pedro. desde la aprobación previa hasta el cierre, el viaje fue muy fluido y me considero afortunado porque he escuchado historias de terror. Lo recomiendo a cualquiera que busque un préstamo. todo se manejó electrónicamente de manera conveniente y segura

    ResponderExcluir